Pesquisar neste blogue

28.2.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1904, foi fundado o Sport Lisboa e Benfica.

O Sport Lisboa e Benfica é um clube multidesportivo sediado em Lisboa. O seu eclectismo, historial e forte base de adeptos faz do Benfica o maior e mais significativo de Portugal e um dos mais prestigiados a nível mundial. As estimativas em relação ao número de adeptos apontam para cerca de 14 milhões espalhados por todo o mundo. Segundo o Guiness, o Benfica é o clube do mundo com mais sócios activos, cerca de 160.000, na altura, atingindo agora os 200.000 sócios.[4] É considerado pela IFFHS como o nono melhor clube do século XX. Além do futebol, este clube distingue-se também noutras modalidades. Utiliza como cores principais o vermelho e o branco e como símbolo uma águia.


1 comentário:

cidissima disse...

Assim como Pelé significou para o Santos FC Eusébio significou para o Benfica.
Muitos craques passaram pelo clube luso porém "Pantera Negra", foi a consagração.

Texto dito pelo próprio jogador:

"No início, tive algumas peripécias para conseguir assinar o contrato com o Benfica, como ter vindo de uma filial do Sporting, entre outras, o que me impediu de estar em Berna, para jogar na final da Liga dos Campeões frente ao Barcelona, que mesmo assim terminou na primeira vitória do Benfica na competição, terminando assim com a hegemonia dos "merengues" na liga dos campeões, que até àquele dia tinham ganho as unicas 5 edições da Taça.
A temporada de 61-62 foi a minha grande temporada de afirmação internacional, com a vitória na final da Liga dos Campeões frente ao Real Madrid por 5-3, tendo marcado 2 golos e feito uma grande exibição, ganhando assim o prémio de 2º melhor jogador do mundo com a idade de 20 anos. Para além disso, foi em 61 que me estreei na selecção nacional. Lembro-me bem desse dia. Foi na tarde de 8 de Outubro de 1961 que batemos o Luxemburgo por 4-2 num jogo a contar para as Eliminatórias de Campeonato do Mundo, tendo marcado um dos golos da selecção nacional.
Na temporada seguinte (62-63), voltei a chegar à final da Liga dos Campeões mas, infelizmente, não conseguimos bater o Milão (ficou 1-2), mas ganhamos a Liga Portuguesa, e desde esta temporada as ofertas não pararam de chover.
Na temporada de 63-64, ajudei as Águias a conquistarem o campeonato nacional e a Taça de Portugal, tendo sido pela primeira vez considerado o melhor marcador do campeonato português, com 28 golos. Foi no final desta temporada que a Juventus me ofereceu uma proposta de 16 mil contos (80000€), proposta essa que estava disposto a aceitar, mas que apenas não se concretizou devido à interferência de António de Oliveira Salazar, declarando-me propriedade nacional.
A temporada seguinte (64-65) foi também uma boa temporada para mim, com a conquista do campeonato nacional e sendo novamente o melhor marcador do campeonato português, com 28 golos".

Cida