Pesquisar neste blogue

16.2.11

MEMÓRIA

MENTIRAS

Acho que estou a ficar contagiado. Hoje estou com preguíça para pensar. Mas sinto-me com esse direito. Se todo o país está preguiçoso, porque é que eu hei-de ser diferente? E, depois, estamos no dia das mentiras. O que, em Portugal, é um pleonasmo. Qualquer que fosse a data. Um de Abril ou outra qualquer. Não sou coleccionador por natureza. Se fosse, poderia apresentar-lhe agora, meu Caro Leitor, a mais espectacular colecção de mentiras dos últimos anos. Mesmo assim, não resisto à tentação de utilizar a imaginação e deixar-lhe aqui algumas. Espero que sirvam para lhe levantar o moral. Que é algo de que estamos muito necessitados. Se não servirem para mais nada, espero que lhe pintem um sorriso no rosto. Nem que seja amarelo. Numa altura em que sorrir é o que nos faz mais falta, até já nem importa a cor. Além de que, com um sorriso amarelo, por exemplo, sempre nos colocamos a milhas dos vermelhos, azuis e verdes. Não vá alguém dizer por aí que devíamos estar os dois a ler - Você - e a escrever - eu - um jornal desportivo. Vamos então às mentiras.

*****

MÁRIO SOARES CANDIDATA-SE À CASA BRANCA

Mário Soares vai candidatar-se à presidência dos Estados Unidos. Não só é conhecido o seu estremecido amor pelos americanos, como as suas últimas declarações, de que os ocidentais deveriam negociar com os terroristas, devem ser entendidas como o pontapé de saída para a respectiva campanha, procurando capitalizar o descontentamento de milhões de americanos com o envolvimento do seu país no Iraque. Para concretizar o seu objectivo, o conhecido ex-Presidente de Portugal conta não só com o seu currículo inigualável de democrata - logo, não republicano, em termos estado-unidenses - mas também com o declarado apoio de Bin Laden, de Saddam Hussein, do Hary Batasuna e do Alberto João, sempre disponível este para apoiar os movimentos de libertação. Más línguas afirmaram já que o apoio deste último tem por detrás o seu íntimo desejo de libertar a sua região da influência nefasta do velho Presidente.

*****

A RECUPERAÇÃO ECONÓMICA CHEGOU

Inúmeros indicadores dizem que a recuperação económica chegou. O mais significativo dos quais é o notável incremento das viagens turísticas dos Portugueses para o estrangeiro. Nos últimos dias, o referido indicador conheceu significativa subida, com a viagem do Senhor Primeiro-Ministro a Moçambique. Segundo informações por mim recolhidas, viajaram com o Primeiro-Ministro cerca de duzentas pessoas, das quais oito eram Ministros e setenta eram empresáriosos. Os restantes cerca de cento e vinte eram simplesmente turistas.

*****

ANTÓNIO GUTERRES ESTÁ POLITICAMENTE MORTO

Apesar dos inauditos esforços de Mário Soares - porventura desejoso de deixar continuadores em Portugal depois da sua eleição como Presidente dos Estados Unidos - o antigo Primeiro-Ministro de Portugal está definitivamente morto. Politicamente, entenda-se, que não desejamos nenhum mal ao homem. Aquele senhor que os Portugueses têm visto nos cartazes de propagando socialista para a campanha eleitoral das europeias é apenas um sósia. Que não deixou o país de tanga. Que não deu cabo das Finanças Públicas. Que não fugiu face a um resultado eleitoral adverso. Claro que o dito sósia não será candidato a cargo europeu nenhum. O objectivo é o de preparar o caminho para a campanha presidencial. Atenta a curta memória dos Portugueses, é melhor que Cavaco Silva se vá cuidando.

*****

A PORTUCEL NAS MÃOS DA SONAE

A conhecida papeleira portuguesa acaba de ser privatizada e, tal como se esperava, a vencedora da corrida foi a SONAE. Consta que os restantes concorrentes se preparam para impugnar o concurso público, sob o argumento de favorecimento político. Que é algo que a História mostra não ser de todo improvável. Há mesmo quem diga que o maior grupo industrial português só ganhou a dimensão que tem porque sempre pôde contar com o indefectível apoio dos políticos. De Vasco Gonçalves a Marcelo Rebelo de Sousa. Vencido na corrida - tal como já o fora na privatização da Secil - ficou o grupo Queirós Pereira, cujas qualidades de empreendedor ninguém nega.

*****

O ESTÁDIOS POR METADE DO PREÇO

Os Portugueses acabam de dar uma lição de bem gerir projectos semi-públicos, ao fazerem os estádios destinados ao Europeu/2004 por cerca de metade do preço. Acaba de ser anunciado que o Estado (central, claro, que autarquias não são Estado) terá dispendido cerca de 220 milhões de contos. Ora, todos se recordarão que o orçamento inicial era da ordem dos 120 milhões. Bruxelas já felicitou o Governo Português pela notável performance orçamental. O que não é de admirar, já que, todos os anos, mostramos a nossa habilidade neste domínio. É, sobretudo, visto com bons olhos o esforço português para conter os orçamentos dentro das nossas possibilidades. O que neste caso, ao ser inicialmente orçamentado cerca de metade do que viria a gastar-se, foi particularmente bem acolhido.

*****

RESPONSÁVEIS PELA QUEDA DA PONTE CONDENADOS

Encontram-se já encarcerados os responsáveis pela queda da ponte de Entre-os-Rios. Fica, assim, encerrado um processo que apaixonou os Portugueses. E, mais uma vez, podemos dormir todos tranquilos. Podem acontecer muitas desgraças. Mas os seus responsáveis não ficarão impunes. Há mesmo quem já se atreva a prever que será restaurada a pena capital para os culpados do caso Casa Pia. O único que escapou incólume foi o ex-Secretário-Geral do PS e actual coordenador eleitoral do referido Partido, Jorge Coelho. Correm rumores de que este vai recorrer da sentença.

*****

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PROPÕEM

Alarmados com a degradação das Finanças Públicas e num gesto de solidariedade para com a Senhora Ministra das Finanças, que muito estimam, os funcionários públicos acabam de propor um congelamento de salários para todos os funcionários que ganhem mais de que dez mil euros mensais. Afirmaram os respectivos dirigentes sindicais de que se trata de um gesto que não deverá constituir precedente e que, no próximo ano, aconteça o que acontecer ao país, continuarão a refilar contra o congelamento de salários, mesmo que seja apenas nos de valor mais elevado. Acrescentaram ainda que este gesto de boa vontade tem uma contrapartida. A distribuição gratuita de um jornal desportivo por todas as repartições, à segunda-feira. Não referiram o nome do jornal. A doutora Manuela Ferreira Leite abriu concurso público para o fornecimento dos mesmos.

*****

ESPANHÓIS ABANDONAM PORTUGAL

Dada a baixa rentabilidade dos seus negócios em Portugal, os espanhóis decidiram iniciar a retirada de todos os seus investimentos no nosso país. Ao comentar esta decisão, o jovem novo (parece pleonasmo também, mas não é) Primeiro-Ministro espanhol afirmou que, para ajuda dos Portugueses, já bastou o dinheiro que nos enviaram em 1776, logo a seguir ao terramoto de Lisboa. A primeira consequência desta atitude dos espanhóis é a não instalação, nas dezoito capitais de distrito em Portugal, duma conhecida empresa espanhola na área da distribuição. Afirma-se que decidiram trocar Portugal por Nassirya e Bagdade, agora que, com a retirada das tropas espanholas do Iraque, poderão contar com a simpatia da Al-Quaeda.

*****

Nisto dá a preguiça. Às deambulações da imaginação pelo reino da fantasia. Mas lá que todos gostáveamos de ver algumas destas notícias estampadas, lá isso gostávamos, não era meu Caro Leitor? Verdade seja que bem gostaríamos de ver algumas destas notícias estampadas sem ser no Primeiro de Abril. Pode ser que num ano qualquer, aí para a frente, tal suceda.

Magalhães Pinto, em VIDA ECONÓMICA, em 28/3/2004

Sem comentários: