Pesquisar neste blogue

12.3.08

CRÓNICA DA SEMANA (II)

...

Não obstante esta situação da população activa, a produtividade das gentes de Lisboa era, em 2003, muitíssimo maior. Lisboa contribuía para o PIB com 38% do total nacional, enquanto o Norte só contribuía com 28%. O PIB per capita era então, no Norte, de 9.900 euros, enquanto em Lisboa atingia o valor de 18.200 euros. Quase o dobro.

Encontra-se, nas estatísticas em análise, boas razões para esta maior produtividade. Desde logo, o maior nível de emprego em Lisboa do que no Norte. Mas também a formação bruta de capital fixo – investimento – ao longo dos anos privilegiando a capital. Mas uma outra razão detém porventura a maior quota de explicação para as diferenças de produtividade. Em 2005, em Lisboa, quase 22% dos trabalhadores tinham formação escolar superior, enquanto, no Norte, essa percentagem era de apenas 10,4%. E baixando a análise ao nível de trabalhadores com o terceiro ciclo, no Norte apenas 15% tinham tal formação, enquanto em Lisboa a percentagem subia para 21%. Isto é, e resumindo, em 2005, quase metade da população trabalhadora de Lisboa tinha por habilitações o 3º. Ciclo ou o ensino superior; enquanto no Norte, apenas um quarto dos trabalhadores tinham tal formação.

Isto é um grito contra o abandono a que sucessivos governos foram deixando o resto do país, no plano da educação. Eça fez carreira, já que o país foi reduzido à paisagem dos burros de carga que carregam Lisboa. Salazar está vingado. Atrás dele veio quem dele bom fez. É que o fenómeno da indisponibilidade de cursos há anos atrás, de escolas condizentes com a ocupação demográfica do território, impediu a formação de técnicos; a inexistência de técnicos era (é) impedimento à instalação mais avultada de investimentos mais reprodutivos. Num ciclo infernal que não se vê como interromper, especialmente quando se anda a discutir a avaliação dos professores em lugar destes temas de verdadeiro interesse para o futuro.

...

Excerto da crónica REGIONALIZAÇÃO, PRECISA-SE - Magalhães Pinto - "VIDA ECONÓMICA" - 11/3/2008

1 comentário:

MAGALHÃES PINTO disse...

Obrigado pela visita ao meu blog e pela republicação.

Tomei a liberdade de adicionar o seu blog aoas meus favoritos.

MP