Pesquisar neste blogue

30.9.09

MEMÓRIA

PEDIDOS DE DESCULPAS


Recordemos os acontecimentos:

- A Associação Empresarial de Matosinhos vinha, há vários anos, a propor à Câmara Municipal de Matosinhos a realização de um festival gastronómico.

- Embora manifestando interesse nessa iniciativa, a Câmara Municipal decidiu, este ano, realizar um festival do género, nas antigas instalações da Real Vinícola. Para o efeito, prescindiu da colaboração da Associação Empresarial. E contratou uma empresa de eventos para o realizar.

- O Presidente da Associação Empresarial, compreensivelmente, não gostou da atitude da Câmara. E pôs a boca no trombone, afirmando-se enganado pela autarquia.

- O Senhor Presidente da Câmara de Matosinhos, confrontado com as acusações de deslealdade oriundas aquela, fez uma afirmação e uma exigência. A afirmação era a de que o festival era um sucesso estrondoso. E a exigência foi a de um pedido público de desculpas, a apresentar pela Associação.

- Neste momento, encontram-se instalados, naquele recinto, quatro ou cinco restaurantes. Nem todos de Matosinhos. E creio que dois pequenos bares para vender cerveja.

- O resultado da iniciativa da Câmara é, na opinião de quem lá está e ali investiu, estrondoso fracasso. Da animação prometida, não se vê nada. A frequência é pouco menos que irrisória. E correm mesmo boatos dizendo que a empresa de eventos contratada pela Câmara gostaria de ver esta a rescindir o contrato, já que isso lhe traria indemnizações chorudas.

Estes acontecimentos conduzem a duas ou três conclusões lineares:

- Dado que o Verão dura muito pouco, há que fazer algo para inverter a situação. Não sei se é possível ou não rescindir o contrato com a empresa de eventos, com base no incumprimento do programa apresentado. Se for, o melhor é fazê-lo já e entregar a exploração do espaço a quem investiu para estar ali. Se não for, temo muito que a Câmara venha a ter que defrontar-se com pedidos de indemnização de quem ali investiu gordos capitais para tão fraco retorno.

- Este acontecimento mostra também como, por vezes, a nossa Câmara é de uma arrogância insuportável. O natural, para levar a cabo uma iniciativa de cariz económico, era que a Câmara se apoiasse na instituição que representa os interesses empresariais. Não o quis fazer. Porventura, queria os louros. É natural que colha agora os tomates.

- Por fim, não ficaria nada mal que o Senhor Presidente da Câmara - tão lesto a exigir desculpas - apresentasse agora públicas desculpas, não apenas às empresas de restauração de Matosinhos, por tão pobre imagem dada, como à Associação Empresarial de Matosinhos, por tê-la desprezado.

Magalhães Pinto, em MATOSINHOS HOJE, em 17/7/2004

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Sr. Magalhães Pinto.
A melhor form a do que o sr. diz que vai apoiar, seria no minimo o sr. exigir ao sr. GP que ele fizesse esse pedido de desculpas. Mas como sei que ele não o faz, visto ter o rei na barriga, exija , dizendo que lhe retira o apoio expresso, e ele se for um pouco nenos arrogante até o faz, e assim a associação comercial lhe iria ficar grato ao sr.
Um abraço, e já agora vai ao jantar ao Rochedo para ouvir uns faditos? Se fôr, eu já lá estou, olhe que é dia 1.
MM