Neste dia, em 1955, faleceu o cientista e génio da Humanidade Albert Einstein.
É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atómica, apesar de não prever tal possibilidade.
Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de génio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos cem anos do chamado "Annus Mirabilis" (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos cientifícos da física do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.
1 comentário:
Einstein lutou por várias causas. Ele era um pacifista que acreditava no desarmamento, na desobediência ao autoritarismo e no pacifismo. Foi chamado várias vezes de ingênuo por seus pensamentos políticos, mas as décadas que se passaram após sua morte mostraram que ele estava certo em praticamente todos os seus pensamentos sobre como a humanidade devia se tratar. Algo que acho fabuloso nele era que, quando apresentado a informações e fatos que contrariavam suas opiniões, Einstein não tinha nenhuma vergonha de dizer que mudara de ídeia. Por exemplo, ele sempre defendeu o desarmamento e a recusa ao serviço militar. Mas quando viu a Alemanha Nazista se tornar uma ameaça a liberdade da humanidade e a vida de seu próprio povo, não teve pudores de admitir que em certos casos, um exército era necessário contra um mal maior.
Einstein chegou aonde chegou por que nunca abaixou a cabeça para ninguém. Nos primeiros anos de sua carreira, Einstein sofreu muito por falar o que pensava e por nunca aceitar aquilo que não considerava correto e justo, não importa de quem viesse. Após formar-se, ele foi relegado por todos os seus ex-professores, praticamente sendo banido do meio acadêmico, tendo que trabalhar num escritório de patentes para se sustentar. Mas foi justamente sua forma de pensar que o levou a desenvolver a mais fabulosa teoria científica do século vinte, a Teoria da Relativade, e que o alçou do posto de gênio a celebridade mundial. hoje praticamente tudo o que Einstein disse é admirado e respeitado.
Cida
Enviar um comentário