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7.4.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1047, faleceu o industrial americano, Henry Ford, o grande democratizador do automóvel, utilizando a produção em série no modelo T dos automóveis que levam a sua marca.

Ford via no consumismo uma chave para a paz, o que o levou certa vez a dizer: "o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele". Ele não confiava em contadores, tendo reunido uma das maiores fortunas do mundo sem ao menos possuir auditoria em sua companhia. A companhia teve sua primeira auditoria depois que Henry Ford II se tornou seu diretor[carece de fontes?]. O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquias que instalou uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente.


1 comentário:

cidissima disse...

Três elementos foram fundamentais nas mudanças que ocorreram com Ford. Primeiro: sua política de trabalho, uma das marcas de seu "paternalismo feudal", que cessou devido às mudanças de época. A ascensão da United Automobile Workers como parte do Congress of Industrial Organizations (C.I.O.) levou a uma série de conflitos na indústria automotiva, e a Ford Motor Company foi eminente nas discussões. Ford teimosamente contestou as oficinas fechadas. Mais tarde, quando a administração Roosevelt estabeleceu as National Labor Relations, moveu uma vigorosa batalha judicial contra ela. Em 1941 perdeu sua luta na corte, e então a fábrica de Ford rendeu-se à C.I.O. Segundo: Ford estabeleceu dentro de sua companhia uma organização chamada de Ford Service Department, encabeçado por Harry B. Bennett, o qual exercia funções de policiar dentro da fábrica e dava a muitas operações da companhia uma má-reputação. Terceiro: quando a Segunda Guerra Mundial começou, Ford ainda exibia seu pacifismo inquestionável. Juntando-se a isolacionistas extremos, opuseram ajuda aos Aliados e aos Estados Unidos para entrar na guerra. Quando finalmente estes entraram na guerra, de qualquer modo, a Ford Motor Company cedeu e forneceu o suporte que o governo pretendia, e criou uma grande fábrica de aviões em Willow Run, Michigan.

Cida