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25.11.07

BREAK-EVEN (I)

Prometemos explicar aqui o que é, como se calcula e para que serve o instrumento de análise económica designado por break-even, dado que este blog tem sido muito consultado sobre este tema. Iniciamos hoje o prometido.

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BREAK-EVEN

Também é conhecido como PONTO CRÍTICO DE VENDAS (PCV) ou PONTO MORTO DE VENDAS. É um instrumento de análise microeconómica que, conhecidas que sejam as condições de exploração de uma empresa, de um projecto de investimento, de um produto, permite definir o VOLUME DE VENDAS QUE PROPICIA UM RESULTADO NULO, isto é, o volume de facturação a partir do qual a exploração do universo analisado começa a produzir ganhos – se vender mais que o volume correspondente ao ponto crítico – ou a sofrer prejuízos – se vender menos. A esse volume de facturação, espécie de fronteira entre os ganhos e os prejuízos, chamarei, desde agora PCV (ponto crítico de vendas).

Convém fazer desde já uma prevenção. O PCV é apenas uma aproximação. Veremos pelo desenvolvimento subsequente e pelos factores que são envolvidos no cálculo do PCV, que é muito difícil, se não impossível, calculá-lo. O que não retira utilidade, a este instrumento, na análise da viabilidade económica do universo analisado, uma vez que da comparação entre o PCV e as condições concretas de exploração, resulta uma excelente análise do grau de risco implícito no analisado. E é a atempada análise dos graus de risco que devem extrair-se as decisões, se queremos aproximar-nos do bom e do necessário.

Posto isto, vamos explicar o cálculo do PCV. Mas antes dos passos finais, aliás bem simples, é necessário ter presente o conteúdo de alguns conceitos que nesse cálculo intervêm.

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(continua)

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