Pesquisar neste blogue

30.3.11

MEMÓRIA

A NOVA ECONOMIA

António Borges, economista português - agora radicado em Inglaterra, depois de ter deixado também em França a marca da sua qualidade - ex-Governador do Banco de Portugal, deixou em Portugal, aquando da sua notável intervenção numa sessão promovida pela ACEGE - Associação Cristã de Empresários e Gestores, um aviso incontornável: ou a economia portuguesa se reforma ou não há grande futuro para nós. O prestigiado economista português traçou, ainda que de modo algo indirecto, um paralelo demolidor entre o que se passa em Portugal e o que vai pelo resto do mundo desenvolvido. Demonstrando que "Nova Economia" não é apenas um conceito para animar as bolsas mundiais e que é, antes, uma nova realidade a que não adianta fugir.

"A Nova Economia não é uma ficção, é uma realidade. É uma economia onde existe uma forma diferente de trabalhar os recursos num círculo virtuoso. É uma economia de tomada e aceitação de riscos. Elimina rapidamente tudo o que não a acompanha e não se compadece com tradicionalismos".

António Borges

Depois destas afirmações lapidares, António Borges caracterizou o novo ambiente económico do mundo desenvolvido, exprimindo algumas ideias a que os agentes económicos portugueses e, particularmente, os responsáveis políticos pelo país, deveriam prestar grande atenção:

"A excessiva regulamentação é nociva para esta nova economia. Exige o financiamento escorreito e a reorganização da actividade empresarial. O combate contra a ineficiência, contra a complacência e os interesses instalados. A eficiência de cada um depende da colaboração de todos os outros. Tem que existir um respeito grande pelas poupanças e pelos investidores. Sem estes, tudo cai por terra".

António Borges

Que admirável lição para os nossos empresários e para os nossos governantes. Colocando o acento tónico desta nova realidade na aceitação dos riscos - e, ao mesmo tempo, aceitando maiores compensações, leia-se lucros, por isso - a elaboração teórica de António Borges erguia-se, como um anátema, contra a realidade portuguesa. Onde muitos empresários pouco mais fazem de competitivo do que batalhar pela maior fatia relativa nos fundos vindos de Bruxelas. Uma economia subsídio-dependente, onde, inclusivamente, as posições públicas de agrado ou desagrado pelo Governo, vindas das organizações empresariais ou dos próprios empresários, surgem à medida e ao ritmo do acesso a tais subsídios. Um processo e um sistema que funcionam, como muito bem colocou em evidência uma outra figura do panorama intelectual português, conforme se pôde ler numa entrevista publicada no "Público":

"Os partidos existem para ganhar eleições. E, para ganhar eleições é preciso não descontentar ninguém. Esse é o problema. Não se trata de convencer, mas de não hostilizar. Os políticos nunca emitem uma opinião controversa, porque temem perder um voto; daí, a ausência de reformas. Há que fazer a reforma do sistema eleitoral. Que os partidos (leia-se, os seus directórios) não querem".

André Gonçalves Pereira

À medida que vamos ouvindo aqueles que se dão ao trabalho de pensar em Portugal, vamos percebendo o tempo precioso que está a ser perdido devido à pusilanimidade de uma classe política sem coragem. Não é por acaso que, depois de termos feito francos progressos na década que medeou entre 1985 e 1995, tendo, inclusivamente, abandonado a lanterna vermelha da Europa, em termos de desenvolvimento social e económico, voltamos a empunhá-la. O economista que serve de referência a estas notas chegou a ser implacável ao estabelecer, por contraponto à Nova Economia, o que era uma Economia Antiga, velha e relha, pronta para deitar ao caixote da História:

"Um Estado monopolista, sem confiança na sociedade civil. Que tenta fazer tudo sem fazer nada bem. Com dificuldades no cumprimento da Lei. Que precisa de se financiar através do aumento dos impostos. Com burocracia crescente e autoritária por si mesma. Um Estado com uma Justiça ineficiente, onde o crime compensa. Que gera corrupção através da concessão de benefícios e subsídios. No qual só os ingénuos cumprem. Que contribui para o caos através da criação de instituições paralelas, dando lugar a uma sociedade civil sem iniciativa, com as pessoas encostadas ao mesmo Estado".

António Borges

Como o dito economista acentuou, parecia que estava a falar de África. Mas é bom de ver quanto a descrição se ajusta à situação portuguesa. Sendo certo que o pior que pode acontecer a Portugal é a desmoralização que uma tal situação pode originar. O ambiente de generalizado pessimismo que parece estar a instalar-se é profundamente nocivo. E dá vontade de gritar: onde está a sociedade civil portuguesa? Será que esta não passa de um mito? Será que não sabemos encontrar dentro de cada um de nós a força suficiente para EXIGIR as mudanças necessárias? Onde e para quando o despertar? Onde e para quando a vontade que já existiu em nós noutros tempos e que nos fez dar passos gigantescos em direcção ao futuro? Para quando o aparecimento de um espírito global de exigência e colaboração entre todos nós, condição para que o futuro seja mais risonho?

O problema é, simultâneamente, social e político. Mas, como a política é uma emanação do social, este está primeiro. E nenhuma sociedade foi capaz de se transformar sem a existência de pessoas capazes de liderar as grandes transformações. E tais pessoas nunca foram daquelas de dizer amém a tudo, de estar de acordo com tudo, de contemporizar, de agradar a gregos e troianos, de "não hostilizar". Por muito que nos desagrade individualmente, essas pessoas foram, de algum modo, corajosas a ponto de arrostarem contra o desagrado provocado pela agressão aos interesses instalados, ao status quo, ao imobilismo, à paralisia. E, por isso, puderam liderar processos de profunda transformação. Podemos considerá-las arrogantes, no sentido em que acreditam no que pensam e tentam realizar aquilo em que acreditam. Mas lá que transformam - ou conduzem os outros a transformar - lá isso transformam.

Não temos muito tempo para dar os passos que se impõem. A preocupação que sinto nem sequer tem que ver com o muito tempo que falta para as próximas eleições legislativas. Porque, qualquer que seja o resultado, o que delas sair não vai ser muito diferente da que agora temos. A sociedade civil tem que ser global e selectiva. Tem que ser global por via duma percepção do que interessa a todos, capaz de perceber a floresta am lugar de apenas ver as árvores. E tem que ser selectiva elegendo onde é que importa actuar para que tudo se modifique. Já não vamos lá sem uma profunda reforma do sistema político. E julgo que esta exigência tem que surgir em primeiro lugar. Há que eleger o "inimigo" principal e este é constituído, fundamentalmente, por duas situações que se conjugam para produzir um resultado preverso: o conformismo dos indivíduos e a concentração do poder político nos directórios partidários. A democracia nunca conseguirá produzir o sistema perfeito. Mas é dela que brota o sistema mais perfeito possível. Sem a rejeitar, temos que ser capazes de encontrar as soluções necessárias para a aperfeiçoar. Sobretudo num momento em que, pacificamente mas com coragem, temos que mudar profundamente as nossas estruturas sociais e produtivas, sem o que, parafraseado António Borges, seremos eliminados por não acompanharmos os novos tempos.

Magalhães Pinto, em VIDA ECONÓMICA, em 10/4/2001

Sem comentários: