Pesquisar neste blogue

29.3.11

OS PORTUGUESES - LII


"O despotismo iluminado defendeu uma nova concepção de governo. Elevando o 'paternal amor' com que o monarca pretendia o 'bem commum dos seus fieis vasallos', D. José I revestiu de dignidade a missão dos seus mais directos colaboradores. Deviam estes, por meio de 'fructuosos trabalhos', evitando aos súbditos 'molestias' e 'vexaçoens', cumprir os 'fieis mandados' do soberano para se alcançar 'a utilidade pública de seus Reinos'.

Os ministros deviam receber o testemunho de consideração prestada ao rei. As leis cumpriam-se porque tal era sua vontade, o que conduzia na letra ao equilíbrio dos poderes espiritual e temporal e ao respeito devido ao soberano por todos os estratos sociais da nação.

Desde a sua ascensão ao governo que Carvalho e Melo (futuro Marquês de Pombal) quis executar os princípios orientadores dessa acção política. O despotismo iluminado bebera uma parte do seu conteúdo nas doutrinas jansenistas e regalengas que o espírito do século XVII insuflara em muitos adeptos da filosofia das luzes. A reforma das finanças, do comércio, da agricultura e da educação, por meio de órgãos munidos de eficiente poder, impunha um controle da máquina estadual, o quye tinha a diversos níveis de provocar fortes reacções. Cabia aos monarcas fomentar as actividades criadoras de riqueza, espalhar a instrução e a assistência, abrir as vias de comunicação, limitar os efeitos nocivos da vida monacal, servir-se das Luzes para o bem público."

(Fonte: História de Portugal, dirigida por João Medina)

2 comentários:

Gaivota Maria disse...

29.3.11OS PORTUGUESES - LII

"O despotismo iluminado defendeu uma nova concepção de governo. Elevando o 'paternal amor' com que o monarca pretendia o 'bem commum dos seus fieis vasallos', D. José I revestiu de dignidade a missão dos seus mais directos colaboradores..." Andaste sa tirar a fotografia ao Sócrates ou ao PPC?

MAGALHÃES PINTO disse...

O meu divertimento tem sido esse Isabel. É que, afinal, não mudamos tanto assim ao longo de quase 900 anos de História...

:)