Pesquisar neste blogue

23.3.11

OS PORTUGUESES - XLVI


"O padre António Vieira trata na sua obra dos mais importantes assuntos políticos, sociais e religiosos do seu tempo e é ele próprio protagonista de alguns dos acontecimentos que se seguiram a Restauração, no dia 1º. de Dezembro de 1640.

Ao percorrermos as páginas dos seus sermões, cartas, História do Futuro e outros escritos, damo-nos conta de que estamos perante uma obra visivelmente barroca e perante uma testemunha ocular privilegiada dos principais problemas políticos, sociais, económicos e morais com que Portugal se debateu nessa época. A visão providencialista do mundo é uma constante da sua obra.

É dentro de um quadro desolador da vida nacional que o padre António Vieira é incumbido da grande responsabilidade de angariar, junto das principais cortes europeias, a confiança, a estima e a aceitação da nova realidade portuguesa e de conseguir igualmente os fundos financeiros necessários para o arranque da economia portuguesa. Empresa difícil, mas a que o Jesuíta se lança com grande vigor e decisão."

(Fonte: História de Portugal, dirigida por João Medina)

Sem comentários: