Pesquisar neste blogue

29.1.07

CRONICA DA SEMANA

O concurso da RTP. "O MAIOR PORTUGUÊS" Um absurdo. Como li algures, é estultícia tentar encontrar UM grande português, o MAIOR de todos. Felizmente, temos na nossa História muitos Portugueses, assim, grandes, de maiúscula. E o que poderíamos fazer seria encontrar o maior em cada uma das áreas em que podemos dividir a nossa vida colectiva desde que somos gente. Creio mesmo que, se a tendência do resultado final se mantiver, vai ser um grande embaraço nacional. Não lembraria ao diabo que os portugueses - os votantes, claro - pudessem considerar António de Oliveira Salazar o maior, trinta anos já passados sobre a revolução que "mandou para os infernos" o regime que ele representava. Mas está mais para isso que para outra coisa. E o embaraço será seguro, muito provavelmente. Embaraço acrescentado pela ocupação do segundo lugar por alguém que, a seu modo, era também um Salazar: Álvaro Cunhal.

...

Descontemos o facto de a votação não ser representativa. Afinal, só votou, até agora, "meia dúzia" de pessoas. E a meu ver, as razões para as votações colhidas pelos dois políticos são muito próximas. Apenas diferen as classes sociais que tinham essas razões.

Quer se queira ou não queira, a par dos aspectos execrandos, há aspectos em Salazar que são positivos. Ou, pelo menos, que o povo profundo e anónimo considera positivos. Desde logo, a sua honestidade venal. Podemos acusar Salazar de tudo, menos de que se tenha aproveitado do Poder em seu benefício pessoal. Salazar morreu pobre, depois de ter reinado mais de trinta anos com poder absoluto. Como a senhora doutora Lídia Jorge sabe, o mesmo não se pode dizer de muito político post-Salazar. E bastaria atentar nas dificuldades existentes para aprovar uma Lei que permita averiguar o enriquecimento ilícito, para começarmos a imaginar que, se calhar, a realidade ainda é muito pior do que a conhecemos.
...

Excerto da crónica " O PIOR CEGO" - Magalhães Pinto - Vida Económica - 1/2/2007

Sem comentários: