Pesquisar neste blogue

15.1.07

RETALHOS LITERARIOS

O PROCESSO DE DECISÃO

(continuação do publicado em 29/12, 3/1, 5/1, 8/1, 10/1 e 13/1)

Muitas das senhoras já conhecerão este meu modo de falar das coisas, meio metafórico, meio fabular. Mas eu penso que meter a inteligência humana nas caixas herméticas do conhecimento puramente científico, é redutor, é assassino desta tremenda capacidade que todos temos de usar o conhecimento duma forma imaginativa, criadora, adaptando a cada situação tudo aquilo que é o nosso conhecimento global.

Ao tratar o tema proposto deste modo, eu pretendi deixar apenas a sugestão daquilo a que ele diz respeito, confiante em que a inteligência das senhoras saberá retirar do dito muito mais sumo do que aquele que eu dele consegui espremer. Para vosso próprio benefício. Para benefício dos decisores que as senhoras, de modo inestimável e imprescindível, ajudam. Compreendendo quais são os problemas deles, as senhoras estarão em muito melhor posição de os auxiliarem.

Acho que é a altura de eu próprio tomar uma decisão. Acabar com este suplício que lhes infligi durante cerca de vinte minutos. Só espero que a benevolência para com o que disse seja tão grande como a atenção que me concederam.

FIM

Conferência O PROCESSO DE DECISÃO - Magalhães Pinto - Vila Real, Novembro de 1993

Sem comentários: