Pesquisar neste blogue

21.1.07

RETALHOS LITERARIOS

O Homem é provido de razão. Pensa. Raciocina. Separa. Compara. Escolhe. Junta. Elabora. Passa do conhecido ao desconhecido, num processo de fabricação catalizado pela inteligência, onde o conhecimento antigo é a matéria prima e cujo produto é novo saber. O Homem é um ser provido de razão. Memoriza. Associa. Relaciona. Experimenta. Mede. Pesa. Prevê. Conclui. Passa da hipótese à tese num processo demonstrativo, onde o pessoal e o possessivo raramente se encontram ainda. O Homem é um ser provido de razão. Como tal, sabe. Conhece. Percebe.

Tremenda responsabilidade esta, a do Homem ... Porque é racional, está impedido de usar a desculpa da ignorância. Sabe o que acontece, quando acontece, como acontece, onde acontece, porque acontece. Pesada responsabilidade, já vamos ver porquê.

Em segundo lugar, o Homem é dotado de sentimento. Sente. Ama. Odeia. Ri. Chora. Passa do riso às lágrimas e volta entre cada pestanejar, às vezes sem usar a razão para saber porquê. O Homem é um ser dotado de sentimento. Emociona-se. Irrita-se. Acalma-se. Alegra-se. Entristece-se. Apavora-se. Encoraja-se. Tudo reflexamente, num mecanismo onde o pessoal é a trave mestra, numa demonstração insofismável de que o sentimento é próprio de cada um. O Homem é um ser dotado de sentimento. Reage impulsivamente, quase irracionalmente, aos estímulos mais comezinhos e estimula racionalmente as reacções mais impulsivas e, por isso, mais primárias. O Homem é um ser dotado de sentimento.

Enorme responsabilidade esta, a do Homem, sentir. Porque nele traz, desde que nasce, a marca indelével do sentimento, está impedido de não saber distinguir o Bem do Mal. Também já veremos porquê tal é uma enorme responsabilidade.

Por fim, o Homem possui uma vontade. Quer. Ou simplesmente deseja. Força. Insiste. Persiste. Muda o curso dos acontecimentos sempre que tal lhe dá na gana. Faz do rio um lago e do lago extrai um rio. Transforma uma floresta num deserto e cria no mais árido deserto a campina mais verdejante. O Homem possui uma vontade. Rasga as fronteiras da Terra antes do século I, as do mar no século XV e as do espaço no século XX. Não tardará a destruir as fronteiras do tempo. O Homem possui uma vontade. E por força dessa vontade, modifica. Constrói. Desfeia. Embeleza. Cria. Faz duma semente uma planta, da planta um fruto, do fruto uma vida. Por força dessa vontade, transcende-se, aproximando-se do espírito supremo, ou degrada-se, aparentando-se aos irracionais. O Homem possui uma vontade. Vontade que pode conduzi-lo a sacrifícios supremos para salvaguardar uma só vida e, paradoxo, pode levá-lo ao sacrifício de cem mil vidas num momento, como aconteceu no holocausto de Hiroshima.

Que grande responsabilidade essa de ser o senhor todo poderoso duma vontade. É porque assim é que o Homem está impedido de usar a desculpa do "foi sem querer". Nunca é "sem querer"!

Provido de razão, dotado de sentimento, senhor duma vontade. A essência, o cerne, o âmago, a alma do Homem! A felicidade e a responsabilidade de ser Homem, de mãos dadas!

Excerto da conferência "QUE FAZEIS DO MEU MUNDO" - Magalhães Pinto

1 comentário:

GP disse...

Sempre que releio, delicio-me. Mas sinto-me sem ombros para tanta responsabilidade...