Pesquisar neste blogue

30.4.08

PENSAMENTO DO DIA



O modo como os agentes da Esquerda se empenham já contra Manuela Ferreira Leite, mesmo antes de ela ser eleita no PSD, é o sinal mais evidente de que ela é a maior ameação para Sócrates e para o Partido Socialista.

FRASE DO DIA

"Encapuzados e armados, assaltantes de camiões e carrinhas apoderaram-se de mais de um milhão de euros de tabaco."

António Arnaldo Mesquita - PUBLICO - 30/4/2008

***

Cá para mim, isto é a ASAE em acção, na sua eterna luta contra o fumo.

FIGURA DO DIA

Gasóleo. Um caso de sucesso na vida. Está praticamente ao nível das gasolinas. Melhor do que ele só as companhias petrolíferas, com lucros astronómicos, mas neste caso a "culpa" é dos árabes.

PERGUNTAS SEM RESPOSTA

Se os "chumbos" no ensino primário e secundário custaram 600 milhões de euros nos últimos três anos, quanto custarão os chumbos no ensino superior? E, a exemplo do que se está a fazer naqueles níveis, não será melhor passar toda a gente também no ensino superior?

29.4.08

CRÓNICA DA SEMANA (II)

...

Ficamos a saber a história. Já iam pelas quatro da manhã. Os “gajos do Clio” tinham assaltado um automóvel na Segunda-feira. Tinham sido apanhados a assaltar outro automóvel, dentro de uma residência, na Terça-feira. Tinham sido presentes ao Tribunal na Quarta-feira. Como a pena para o crime cometido é inferior a cinco anos, não pode haver prisão preventiva, nos termos da grandiosa, generosa, asquerosa lei aprovada por deputados que, como andam a maior parte do tempo em carros que não são seus, não temem os assaltos.

E, na Sexta-feira, voltaram a atacar. Outro carro. Por acaso, não era um Clio.

...

O gesto do José João tem um nome feio nos meandros financeiros. Insider trading. É crime financeiro punido com coimas. Quem faz – ou aprova, o que é o mesmo - as leis para punir “crimes” desta natureza acaba por ser quem faz todas as outras. Algum invejoso fez queixa do José João. Há oito anos. Oito. Isso, está a ler bem: oito! E o julgamento chegou agora à sentença. Para servir de exemplo, os habilidosos ganhadores de para aí duzentos e cinquenta mil contos (à custa de outros) foram condenado a pagar, no total, coimas inferiores a treze mil contos. Não sei se o José João e o compincha se deslocam em Clios. Mas mereciam.

...

Sinto algum nojo em exprimir qualquer comentário sobre os dois casos, muito mais parecidos um com o outro do que à primeira vista parecem. A vontade que dá é ir a uma esquadra da polícia, apresentar queixa contra os fazedores das leis no meu país. Mas a verdade é que tenho receio. Estão a multiplicar-se de tal modo os “assaltos” a esquadras da polícia que eu temo ser apanhado em alguma dessas incursões. Começo a olhar para as esquadras da polícia como sendo dos lugares mais inseguros do mundo. E não apenas no Iraque. Se, nas penedias da nossa Beira Interior, conseguirmos encontrar algo que pareça a Babilónia, nem que seja Sortelha, até poderemos em breve passar a ser chamados o Iraque do Ocidente. Tolhido, assim, pelo medo, creio que só me resta uma solução. Saber quem é o agente dos Clio e apressar-me a comprar um.

Excertos da crónica OS GAJOS DO CLIO - Magalhães Pinto - VIDA ECONÓMICA - 30/4/2008

EFEMÉRIDE DO DIA

Em 30 de Abril de 1945, Hitler e a sua mulher Eva Braun suicidaram-se em Berlim.

FOTO DO DIA

OS HERÓIS E O MEDO - 247º. fascículo

(continuação)

O esforço esgotara-o. Deixou pender a cabeça e continuou a gemer. Mário arremessou o copo de alumínio. A vasilha rolou até aos pés do prisioneiro, onde ficou, preparada para receber pingos da espuma avermelhada que começava a acumular-se nos cantos da boca do desgraçado.


Para que é que eu me meto onde não sou chamado? Que mal fiz, que mal fizemos, para sermos assim odiados? Este homem nunca esteve em Moscovo. Ninguém lhe ensinou o ódio. O ódio nasceu de semente natural. Nasceu, da exploração, dos recrutamentos, dos tributos, das palmatoadas, dos açoites, das violações, das prisões, dos ratos, da inaceitável e arrogante, sobretudo arrogante, supremacia do homem branco. Os pretos também têm alma ou o Cristo que nos trouxe um dia aqui é um mito. Que sentido posso encontrar na minha História quando confrontado com este ódio, simultâneamente repelente e fascinante? Gil, Diogo, Gama, Cabral, quejandos, foi para que eu fosse odiado assim que fostes heróis, que dominastes o mar profundo, que dobrastes o Bojador, que passastes ainda além da Taprobana? Não chegava o Adamastor? Chego a desejar que o Adamastor vos tivesse comido vivos…

(continua)
Magalhães Pinto

SORRISO DO DIA

O sooooooooooooooooooooooooooole miooooooooooo!

PENSAMENTO DO DIA



Um dia, já lá vão alguns anos, um Ministro das Finanças ficou célebre por ter descoberto a teoria do oásis. Mal ele sabia que havia de surgir um Primeiro-Ministro fanático pela sua descoberta.

FRASE DO DIA

"Não esperem de mim uma campanha com espectáculo, que não sei fazer; e não esperem de mim o uso de grandes meios que, de resto, não tenho."

Manuela Ferreira Leite - PÚBLICO - 29/4/2008

***

Uma linguagem nova que é um espectáculo.

28.4.08

INTERLÚDIO

Uma surpresa. AMÁLIA cantando uma canção italiana, de Sergio Endrigo: CANZONE PER TE-

CRÓNICA DA SEMANA (I)

...

Mas a ideia chave que retive desta romagem foi uma outra. O nosso interior está profundamente belo. As pequenas – por comparação com as grandes urbes – comunidades do interior têm uma preocupação com a beleza e o conforto urbano que não encontramos por aqui. O arranjo urbanístico, o cuidado com os jardins, a preservação dos elementos e ambiente histórico, são evidentes. Há um cuidado enorme em não descaracterizar a personalidade própria de cada burgo. Simultaneamente, quase toda a gente parece ter percebido que a riqueza de cada um reside na sua diferença para os outros. Foi, enfim, uma alegria para mim ver o meu Portugal, pelo menos naquele interior que sabemos estar a ficar cada vez mais deserto, a ter cuidado consigo. E não pude deixar de pensar que tal é devido à proximidade existente entre os detentores do poder político e as populações. Guardemos esta ideia. Porque haverá um dia em que até os nossos deputados nacionais terão forçosamente de ser gente que a gente conheça. Isto, se quisermos sobreviver.

Excerto da crónica SABEDORIA - Magalhães Pinto - MATOSINHOS HOJE - 28/4/2008

FIGURA DO DIA

Ricardo Quaresma. Jogador de futebol do F. C. Porto. O génio intermitente.

PERGUNTAS SEM RESPOSTA


Depois dos "assaltos" a esquadras de que tivemos recentemente notícia, ainda haverá alguém convencido de que as esquadras policiais são o lugar mais seguro do mundo?

EFEMÉRIDE DO DIA

A 29 de Abril de 1980, morreu, com oitenta anos, o grande realizador de cinema, mestre do suspense, Akfredo Hitchcock.

FOTO DO DIA

OS HERÓIS E O MEDO - 246º. fascículo

(continuação)

Alquebrado, o homem da guarita rouquejava. Água… água… Mário hesitou. Não era nada com ele, pensou. A guerra tresandava a merda e o melhor era proteger-se. Ou ainda ia acontecer ficar ele a cheirar mal. Se o homem estava ali assim, exposto à porta de armas, por alguma razão seria. Talvez para servir de exemplo. Alguém se encarregaria de levar até aos guerrilheiros a descrição do tratamento reservado se não caíssem no campo de batalha ou não viessem, arrependidos, acolher-se à protecção dos brancos. Mas ainda era cedo para terem desaparecido, em Mário, todos os laivos de humanidade. A guerra ainda não destruíra tudo. Foi à messe e trouxe uma garrafa de água e um copo de alumínio. Voltou à guarita. Encheu um copo com água e estendeu-a ao despojo humano. Este passou a língua pelos lábios ressequidos. Mário aproximou-se dele para lhe chegar o copo aos lábios mais facilmente. Encontrando não se sabe que força nos músculos desfeitos, o prisioneiro levantou uma das pernas, num pontapé violento dirigido ao baixo-ventre de Mário. Este esquivou-se, entornando a água na terra. Esta, sequiosa também, engoliu-a num ápice. O ódio vestido de pálpebras inchadas, enfeitado de raios de sangue, fixou-se em Mário. E as palavras jorraram, num português arrevesado, embrulhadas numa repulsa racial inculcada em séculos a fio de injustiça e repressão. Branco bandido… branco maldito… sabe quanto branco mim já matar?… vinte e um… mim estar preso, mas outros vai matar a tu, branco… Tu vai morrer como vaca que tu matar em Mansabá…. Tu vai morrer no Chão de Papel, branco…

(continua)
Magalhães Pinto

SORRISO DO DIA

- E eu a pensar que a Eva já tinha morrido....

25.4.08

FIGURA DO DIA

O calor. Chegou.

PERGUNTAS SEM RESPOSTA


Não estarão os políticos actuais em desenvolver o gosto pela política nas gerações mais jovens para não terem concorrência futura?

EFEMÉRIDE DO DIA

No dia 26 de Abril de 1937, aviões da forçs séreas alemã Luftwaffe a combater na guerra civil espanhola destruiram quase completamente a pequena cidade espanhola de Guernica.

FOTO DO DIA

OS HERÓIS E O MEDO - 245º. fascículo

(continuação)

Depois das primeiras bofetadas, para “partir o turra” como ele dizia, o Xerifo, à laia de ferrador, passava uma perna do prisioneiro entre as suas, enfiava o nó corrediço no pé do infeliz, apertava-o fortemente em redor do tornozelo e certificava-se de estar bem justo. Pegava na outra ponta da corda e iniciava o interrogatório. A partir desse momento, não havia alternativa para o prisioneiro senão falar, falar sempre, papagaio rebelde atado para não fugir. O primeiro silêncio provocava um forte esticão na corda, a deixar o interrogado a um metro do solo, de cabeça para baixo, braços ridiculamente abertos na vã tentativa de agarrar as paredes a girar, ébrias, à sua volta. Se a resposta ainda não vinha, Xerifo abria a mão que segurava a corda e o prisioneiro caía de malhão, num voo de desespero. E a operação repetia-se. Desta vez até que o rosto do homem estivesse à altura do rosto do carrasco, olhos fixos nos olhos, em chispas de ódio. Novo silêncio, nova queda. E o prisioneiro a subir, a subir sempre, Ícaro teimoso de asas grotescas, em voos a pique, num despique louco entre a vontade e o sofrimento. Aí a partir dos quatro metros de altura e com os reflexos de defesa perdidos, começavam a ouvir-se os primeiros ossos quebrados. Raramente os prisioneiros aguentavam até aí. Ou falavam antes ou nunca mais falavam.

(continua)
Magalhães Pinto

SORRISO DO DIA

Até depois de morto Lenine continua a encestar...

PENSAMENTO DO DIA

Não descortino o porquê de tanta admiração por os jovens não conseguirem responder a três ou quatro questões sobre política. Não sei se o Senhor Presidente da República sabe que, se fizesse aos mesmos jovens perguntas de cultura geral com outra especificidade e longínquas da política, eles também não saberiam responder. O problema não é de falta de cultura política, é de FALTA DE CULTURA!Andamos a ensinbar os jovens a serem analfabetos culturais. Sabem ler (mal) e contar (mal). Mais nada.

SORRISO DO DIA

"Numa aula, com alunos de cerca de dez/doze anos. A professora está a dar uma aula de História, sobre a data do 25 de Abril. Perguntaa professdora:

- Sabem quem mandava antes do "25 de Abril"?

Silêncio total.

- Era o Sa...la..., insiste a professora.

- ...zar!, responde a sala inteira.

- E antes do "25 de Abril" como se chamava o partido único que havia em Portugal?

Silêncio total.

- Era a U... ni... ão...

- ...Soviética!, exclama a turma inteira."

Reportagem de um canal de televisão nacional.

***

O Presidente da República e os políticos que nos têm governado não podiam ter melhor resposta para a bonita obra que todos têm vendo a fazer com as crianças e a juventude
portuguesas.

24.4.08

PERGUNTAS SEM RESPOSTA




Que teria acontecido no dia 25 de Abril de 1974 se Salazar fosse vivo ?

FIGURA DO DIA

Salgueiro Maia. Será sempre a figura do dia 25 de Abril de qualquer ano.

EFEMÉRIDE DO DIA

O Futuro - José Carlos Ary dos Santos

Isto vai meus amigos isto vai
um passo atrás são sempre dois em frente
e um povo verdadeiro não se trai
não quer gente mais gente que outra gente

Isto vai meus amigos isto vai
o que é preciso é ter sempre presente
que o presente é um tempo que se vai
e o futuro é o tempo resistente

Depois da tempestade há a bonança
que é verde como a cor que tem a esperança
quando a água de Abril sobre nós cai.

O que é preciso é termos confiança
se fizermos de maio a nossa lança
isto vai meus amigos isto vai.

FOTO DO DIA

OS HERÓIS E O MEDO - 244º. fascículo

(continuação)

O fula tinha o seu gabinete de trabalho instalado na torre da água do quartel. Um prisma oco, quadrangular, com dois metros de aresta na base, coroado no topo, a uns bons seis metros de altura, por um depósito de cinco mil litros. Da barra de ferro atravessada no seu interior, bem lá no cimo, por debaixo do depósito, para dar consistência à construção, pendia, dobrada, uma corda roliça, já sebenta, de cor indefinida, armada em nó corredio numa das extremidades. Quando algum prisioneiro, moralmente mais forte, resistia à sessão de palmatória, era conduzido ao depósito, para o tratamento especial do Xerifo.

(continua)
Magalhães Pinto

SORRISO DO DIA

Pelos vistos, mais uma descontente com as arbitragens...

PENSAMENTO DO DIA



Pedro Passos Coelho só conhece o interior do Partido. Santana Lopes só conhece o exterior do Partido. Manuela Ferreira Leite é o melhor partido. Se os militantes do PSD não souberem reconhecer isto, podem ir preparando as velas e a missa do sétimo dia do falecimento do Partido.

FRASE DO DIA

"Antes, disse-vos que ia andar por aí; hoje digo-vos que estou aqui disponível para o combate."

Pedro Santana Lopes - PÚBLICO - 24/4/2008

***

É esse o defeito dele. Não pára em nenhum sítio. Anda sempre lá e cá...

23.4.08

MEMÓRIA

...

É necessário que os empresários portugueses, sobretudo os pequenos e médios, não adormeçam sobre o adiamento. Porque, de repente, ver-se-ão confrontados com a necessidade de cumprir a nefanda disposição fiscal sem apelo nem agravo. É necessário manter a pressão e exigir do Governo a clarificação antecipada da referida disposição. Sem esperar pela última hora. As consquências de tal disposição serão extremamente graves para todos. É tempo de dizer ao Governo que não pode actuar apenas pelo lado da receita. E que, se é necessário encolher, que se encolha onde mais se pode esperar. Manter as empresas a funcionar, nesta conjuntura difícil de desemprego crescente, em que os pequenos empresários fazem milagres para manter as suas portas abertas, é mais importante do que ter submarinos ou aviões. Temos compromissos internacionais, é certo. Mas os nossos compromissos internacionais não podem sobrepor-se às nossas necessidades NACIONAIS.

...

Excerto da crónica PREOCUPAÇÃO - Magalhães Pinto - VIDA ECONÓMICA - 23/2/2003

PERGUNTAS SEM RESPOSTA



Alberto João Jardim é real ou produto da imaginação?

EFEMÉRIDE DO DIA

A 24 de Abril de 1942, nasceu em Nova Iorque a excelente actriz de cinema e excepcional cantora Barbra Streisand.

FOTO DO DIA

OS HERÓIS E O MEDO - 243º. fascículo

(continuação)

Xerifo Camará era um nédio e espadaúdo colaborador das tropas regulares. Fula de nascença, como atestavam os dois pares de incisões junto aos olhos, tinha concientemente optado por combater os guerrilheiros. Sabia que a minoria da qual era parte não escaparia a perseguições, se os brancos se fossem embora. Constava ter ele onze filhos de outras tantas mulheres. Era-lhe insuportável a ideia de que os balantas ou os papéis ou os bijagós ou outros quaisquer, semi-selvagens sem saber ler nem escrever, a comer com as mãos, que não respeitavam o grande profeta Maomé, pudessem amanhã persegui-los, a si e aos seus, prendê-los, fustigá-los, porventura matá-los. O físico avantajado de Xerifo, a sua força descomunal, o seu conhecimento de quase todos os dialectos falados na Guiné, tinham-no predestinado para um trabalho tranquilo ao serviço das tropas portuguesas. O interrogatório de prisioneiros. Trabalho cujos perigos eram longínquos e bem remunerado. Com a disponibilidade de Xerifo Camará, os militares podiam dormir com a consciência tranquila de não terem passado da palmatória de pneu nos seus quase sempre ineficazes ensaios de interrogatório.

(continua)
Magalhães Pinto

SORRISO DO DIA

A ver se tem ovo...

PENSAMENTO DO DIA


Os "videntes" que antevêem uma guerra sem quartel no PSD, se Manuela Ferreira Leite for eleita, esquecem-se da Figueira da Foz, do estado em que estava o PSD nessa altura e da emergência de uma figura apagada chamada Cavaco Silva.

FRASE DO DIA

"Pinto da Costa e Carolina Salgado vão enfrentar-se (no tribunal)."

Título de PÚBLICO - 23/4/2008

***

Sabendo-se como é o presidente do FCP, o mais natural é que voltem a cair nos braços um do outro...

22.4.08

PERGUNTAS SEM RESPOSTA



O que sabe Pedro Passos Coelho da vida?

FIGURA DO DIA

Mira Amaral. Ex-Ministro da Indústria de um governo de Cavaco Silva. De quem, depois, só se ouviu falar por trazer da empresa pública onde se escondeu uma reforma dourada de muitos milhares de euros por mês por meia dúzia de anos de trabalho. E de quem se ouve falar agora destilando veneno sobre a dra. Manuela Ferreira Leite e defendendo um imberbe com pouca experiência da vida e grande domínio do aparelho social-democrata. O ex-ministro deve estar à procura de outra reforma.

CRÓNICA DA SEMANA (II)

A imagem de que hoje praticamente todos os políticos desfrutam é muito má. Muito por culpa própria, mas também devido a este estilo maldizente que é atávico em nós. Político é associado a mentiroso, corrupto, preguiçoso, gastador, mau pagador, hipócrita. É claro que isto é um exagero. Político é funcionário público. E, no conjunto dos políticos, não encontraremos nem melhor nem pior do que há no conjunto de todos os funcionários públicos. Uns melhores, outros piores. Uns verdadeiros, outros mentirosos. Uns sérios, outros corruptos. Uns trabalhadores, outros preguiçosos. Uns avaros, outros mãos largas. Quanto ao pagar, são quase todos caloteiros. Uns seguem os ditames da alma, outros disfarçam-nos quanto podem. Vou mais longe e afirmo que poderíamos mesmo dizer que, no seu conjunto, os políticos tenderão a reflectir as virtudes e os defeitos que, enquanto povo, todos temos. Melhor, sempre temos tido. E, não obstante esse facto, os cidadãos estão permanentemente à espera de que chegue ao Poder o homem perfeito e honesto, uma espécie de santo disposto a servir e a não servir-se. O fenómeno do sebastianismo não é senão o eterno desejo que o povo sente de encontrar aquilo que ele próprio não é. Só que não surgem sebastiões se eles estão mortos, melhor, se nunca nasceram.

...

Excerto da crónica SE... - Magalhães Pinto - VIDA ECONÓMICA - 24/4/2006

(Imagem: ilustração da capa do livro de Alice Rey Colaço CONTOS DA NOSSA TERRA)

EFEMÉRIDE DO DIA

No dia 23 de Abril de 1616, faleceu o grande dramaturgo inglês William Shakespeare.

FOTO DO DIA

OS HERÓIS E O MEDO - 242º. fascículo

(continuação)

XXX

Mário saiu do quartel. Como habitualmente, dirigiu-se ao bar dos Balantas, para a cavaqueira do costume, a anteceder o jantar. Ao passar na porta de armas, gemidos vindos da guarita atraíram a sua curiosidade. Entrou. De mãos atrás das costas, algemado, preso a uma argola, corpo alquebrado mal coberto pelos restos duma túnica a deixar ver, a espaços, a simetria dos ossos sob a pele negra e baça, queixo descaído sobre o peito, crostas sanguinolentas a desenharem, no que fora um rosto, pinceladas de surrealismo, estava um homem. Dos lábios roxos, ressequidos, que os lábios pretos também ficam dessa cor à força de pancada, sumiam-se alguns sons guturais. Mário adivinhou, mais do que percebeu, serem uma súplica de água. Um arrepio percorreu a espinha dorsal do militar português. Raios partam aquele Xerifo Camará! Desgraçado prisioneiro caído nas mãos. Nem a alma ficava inteira.

(continua)
Magalhães Pinto

SORRISO DO DIA

Recorde universal...