Pesquisar neste blogue

23.4.07

EDP, A GENEROSA


Enternecedor. Comovente. Exemplar. Acabei de ouvir na televisão. A EDP é a empresa campeã das preocupações com a vida familiar dos seus trabalhadores. Aos quais atribui diversos outros benefícios pouco ao alcance da generalidade dos trabalhadores. E eu sei como é conseguido esse milagre sem afectar o volume gigantesco dos lucros que, ano após ano, ouvimos anunciar. Vejam só.

Tenho um pequeno apartamento onde usava hospedar um trabalhador doméstico cá de casa. A partir do final de Janeiro deste ano, o apartamento ficou vazio. Durante oS meses de Fevereiro e Março últimos, nem viv'alma se passeou entre aquelas paredes. O quadro eléctrico ficou desligado. E chegou há pouco a factura da EDP relativa àqueles meses. Números redondos: TRINTA EUROS por dois meses em que a EDP não me prestou qualquer serviço, não me vendeu qualquer energia. Assim descriminados:

- POTÊNCIA CONTRATADA: 24,78 euros

Isto corresponde ao raciocínio de que eu posso não gastar energia, mas a EDP tem toda a sua infraestrutura montada para ma fornecer. Se a moda pega, não tarda eu estar a pagar uma taxa para o Metro do Porto. Eu não ando de Metro, mas o Metro tem as composições a circular para que eu anda. Ninguém me manda ser estúpido.

- TAXA DE EXPLORAÇÃO DGGE: 0,14 euros

Deve ser para pagar a um indivíduo qualquer que fiscaliza se a EDP me cobra o que deve ou não.

- IVA: 1,25 euros

Eu não consumi nada, eu não gastei nada, eu não contribuí nem com o mexer de um dedo para o Valor Acrescentado Nacional. Mas DEVIA! portanto, paga António.

- CONTRIBUIÇÃO AUDIO-VISUAL: 3,42 euros

A velhinha licença de rádio e televisão! Já pago na casa onde habito. Nesta, nem televisão tenho. Nem rádio tenho. Mas paga António! Ninguém te manda não gastares o que o Estado coloca à tua disposição. Quer queiras, quer não, és um consumidor compulsivo. E ademais, como é que a EDP podia ser tão generosa e ganhar estes prémios brilhantes se o não fosses, António?

Um desabafo apenas. Dêm-me permissão para "roubar" desta maneira e garanto-vos que não será EDP nenhuma a tirar-me o prémio do maior preocupado com a vida familiar de TODOS os trabalhadores portugueses!...

Sem comentários: