Pesquisar neste blogue

20.4.07

A RESPONSABILIDADE DE SER HOMEM

Se o Homem é essencialmente razão, sentimento e vontade, então o produto da sua acção, no que de humano contém, surge da interpenetração dependente desses três factores, que nele são primordiais. E a acção do Homem não é senão a execução voluntariosa duma escolha racional, joeirada pelo sentimento, numa operação complexa onde a soma das parcelas de igual valia não é geralmente a contagem sucessiva e acumulada das unidades que as compõem. Mas operação na qual sabemos, por postulado intuitivo, que quando, simultaneamente, a razão não erra, o sentimento não adormece, a vontade não vacila, o resultado atingido é o correcto; e que basta a falha de um só dos três factores para que o resultado surja falseado, por vezes tragicamente.

Hitler não falha na vontade com que executa as acções necessárias para cumprimento da sua escolha; falha porque a escolha é feita no pressuposto errado de que o bem alemão dependia do mal dos outros povos; e falha ainda porque o sentimento adormecido o cega ao ponto de não ver que qualquer vida humana equivale a outra vida humana.

Karl Marx não erra na análise das condições históricas que conduziram o Homem material à desigual situação hoje existente; nem o seu sentimento desperto deixa de ver que tal situação é profundamente injusta. Erra ao dirigir para o confronto, para a luta, para o ódio, um ser que é naturalmente solidário, pacífico, amante.

A responsabilidade e a felicidade de ser Homem, de mãos dadas. Responsabilidade porque o Homem pensa, o Homem sente, o Homem quer. E é pensando, sentindo e querendo que o Homem age. E é agindo que ele traça o seu destino, que ele constrói o seu futuro, que define o sentido da sua existência. responsabilidade inalienável, ela própria, porque resulta do que é essencial ao Homem, síntese definidora deste. Isto é, em última análise, ser Homem é responsabilidade.

Excerto da conferência QUE FAZEIS DO MEU MUNDO? - Magalhães Pinto - anos noventa

Sem comentários: