Pesquisar neste blogue

23.4.07

CRONICA DA SEMANA (I)


A propósito das celebrações da Revolução de Abril, a Junta de Freguesia de Matosinhos levou a cabo uma realização original e a todos os títulos meritória. Refiro-me aos painéis, de apreciáveis dimensões, que ornamentam as principais praças da freguesia, contendo as opiniões dos alunos de todas as escolas, escritas pela sua própria mão, sobre o dia libertador. Ao lado dos quais, uns postes servem, em quase todos os casos, de caule para cravos de variadas cores. Com predominância do encarnado, naturalmente. Num tempo em que surgem várias ameaças à liberdade de expressão, por obra e graça dos poderes que temos instalados no país, relembrar aos mais jovens que foi para que tivéssemos também essa liberdade que o "25 de Abril" se fez.

Dei-me ao prazer de ler alguns desses painéis. Para além de judiciosas observações, muitas das afirmações eram de uma ingenuidade despertadora de ternura. Mesmo a propósito do que acima digo, relembro o que um aluno escreveu: "Depois do "25 de Abril" podemos falar de política sem irmos presos". Mas outras afirmações me tocaram a alma. E recordo uma, escrita em letra bastante infantil, que dizia: "Eu tenho orgulho no dia 25 de Abril". Li e fiquei a pensar comigo o que levaria uma criança, nascida já tão longe daquela data, a dizer isso. A sentir isso, presumindo que não foi uma frase ditada por um qualquer professor. E não consigo entender linearmente. Tenho porventura que recorrer ao enunciado de valores ditos de Abril, que fazem parte do mesmo painel, para o entender. Entre os quais retive dois que são essenciais, numa sociedade moderna e civilizada: o respeito de uns pelos outros e a igualdade de oportunidades. Valores que, porventura, vivem bem lá no íntimo daquela criança. Mas que tão raramente se vêem por aí. Donde tenha concluído que, para que esta excelente iniciativa da Junta de Freguesia de Matosinhos seja realmente consequente, não se pode ficar por aqui. Haverá agora um trabalho enorme dos professores, no seu dia após dia com esta excelente matéria-prima, para gravar na alma dos seus alunos que os valores de Abril não podem ser apenas palavras. Talvez, se fizerem isso, as promessas do "25 de Abril" se venham a realizar, aí numa esquina qualquer do futuro. Porque até hoje, ainda não se viram cumpridas.

Excerto da Crónica ORGULHO - Magalhães Pinto - "Matosinhos Hoje" - 23/4/2007

Sem comentários: