Pesquisar neste blogue

30.7.07

CRONICA DA SEMANA


Creio que o mesmo se passa com todos os Partidos. Ao perder o Poder para outro Partido, demais a mais sem grandes esperanças de voltar ao Poder nos tempos mais próximos, desaparecem os bons candidatos a líder. É o tempo em que o comando do Partido é entregue a figuras secundárias, que se vão desgastar durante o intervalo de tempo em que o ganhador não começa a perder a simpatia dos cidadãos.
Julgo que é isso que está a passar-se no PSD. De alguma maneira, Marques Mendes não é o que poderíamos afirmar ser um grande líder. Sem carisma, sem figura física, é daqueles políticos que, quando falam, a gente quase não liga. Por contraste com outros – por exemplo, o Mário Soares dos bons velhos tempos – que, mesmo que estejam mentindo, o povo acredita piamente neles. Dificilmente Marques Mendes chegará a Primeiro-Ministro de Portugal. Embora, como já vimos quando Guterres fugiu e quando Santa Lopes caiu, que, por vezes, o que importa é estar no lugar certo à hora certa. Que o digam Durão Barroso e José Sócrates, ambos com muito poucas qualidade para serem Primeiros-Ministros do país.
Os resultados das eleições em Lisboa determinaram a necessidade de realizar eleições no PSD. Mais como táctica de defesa do actual líder do que porque elas venham a ser úteis para o País. Que não vão ser. Aliás, basta ver os candidatos à liderança do PSD que se perfilam. De um lado, o já conhecido Marques Mendes. Do outro, uma personalidade que conheço muito bem, por ter sido seu Vice-Presidente na Distrital do Porto. Luís Filipe Meneses. Sem negar o excelente trabalho que tem feito à frente da Câmara de Gaia, não acho que seja um bom líder para o PSD. Faltam-lhe, para isso, as qualidades morais que deve ter quem, teoricamente, pode vir um dia a governar o país. Além disso, está longe de ser um elemento aglutinador no PSD. E a sensação que tenho é a de que o PSD ainda não terminou de resvalar. Começou a descer e continua descendo.
Apesar disso que deixo dito, convém não esquecer uma coisa. É que, seja lá pelo que for, Luís Filipe Meneses é um ganhador. Não me recordo de que haja perdido qualquer eleição a que, no partido ou fora dele, se tenha apresentado a sufrágio. Donde, apesar de todos os meus pensamentos negativos, tenha sempre presente de que ele pode causar uma surpresa. A ver vamos. Embora seja meu convencimento de que, seja eleito quem for, o PSD continuará descendo, até que alguém como Manuela Ferreira Leite venha a decidir ocupar o lugar agora em eleições.

Crónica DESCENDO - Magalhães Pinto - "MATOSINHOS HOJE" - 30/7/2007

Sem comentários: