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12.12.07

BREAK EVEN (CONCLUSÃO)

(continuação)

MARGEM BRUTA DE EXPLORAÇÃO

Já o deixámos implícito atrás. A MARGEM BRUTA DE EXPLORAÇÃO (MB) é o resultado da subtracção ao valor vendas (V) dos custos variáveis (CV). É com essa margem que a empresa ou o produto vão cobrir os custos fixos (CF) necessários ao i9ntervalo de produção física em que nos situamos:

VENDAS - CUSTOS FIXOS = MARGEM BRUTA <-----> V - CF = MB

Tendo em conta que os custos variáveis variam directamente com as vendas e, por isso, com a produção, a margem bruta pode exprimir-se como uma percentagem das vendas:

MARGEM BRUTA = % V <----> MB = @ V

Tudo isto pode ser verificado graficamente do seguinte modo:



***

O cálculo do PONTO CRÍTICO DE VENDAS ou PONTO MORTO DE VENDAS ou BREAK EVEN é agora pura aritmética, tendo em conta que tal conceito corresponde ao nível de vendas (V) que propicia um resultado líquido nulo, isto é, o nível que cobre EXACTAMENTE a soma dos custos variáveis (CV) com os custos fixos (CF). Assim:

V = CV + CF <----> PCV = CV + CF

Mas, como CV pode ser expresso numa percentagem (@) de V:

PCV = @ V + CF

ou seja:

PCV - @ V = CF

ou seja:

PCV ( 1 - @) = CF

(repare-se que ( 1 - @ ) é a taxa de margem bruta, isto é, o quociente da margem bruta pelas vendas).

Ou seja:



Disponível para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, como sempre.

Magalhães Pinto

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