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25.3.07

OTA - ALGUMAS VERDADES OCULTAS

Aqui está prevista a implantação do Aeroporto da OTA (NAL), com a A1 em primeiro plano e a Serra de Montejunto ao fundo:


Tal local é uma zona de aluvião, com altitudes de 2 a 3 metros, onde confluem três linhas de água:
- O Rio de Alenquer (no limite sul);

- A Ribeira e o Paul do Alvarinho (atravessa a zona central do NAL); e

- o Rio e o Paul da Ota (coincidente com a pista ESTE do NAL).



No enfiamento das pistas, a Norte, existe o Monte Redondo; um obstáculo ou a necessidade de remover:


Para aterrar e nivelar a zona da plataforma, com 20 metros de altura, será necessário movimentar cerca de 50 milhões de metros cúbicos de terra.

Para se fazer ideia do que isto representa, veja-se a que é equivalente:

- A escavar um buraco no chão, sensivelmente com a superfície de um campo de futebol e com 10 quilómetros de profundidade;

- A fazer um muro com 5 metros de largura e 10 metros de altura (sensivelmente como a Muralha da China), com uma extensão de 1.000 quilómetros;

- Encher o Terreiro do Paço, a Baixa Pombalina e as Avenidas até ao Campo Grande com um monte de terra da altura da Ponte 25 de Abril (80 metros de altura);



O solo de fundação é constituído por lodos com 20 metros de espessura. Para melhoria das condições de fundação, foi escolhida a solução de tratamento com estacas de brita. Isto é, são 20 metros de terra assente em "pilares" mergulhados em 20 metros de lodo; uma espécie de ponte. Para se fazer uma ideia da estacaria, anote-se:

- São 235.617 estacas;

- Com 0,9 m de diâmetro e em quadrícula de 2 metros de lado, representa uma construção com mais de 2.600 kms. de comprimento.

Têm-se por muito desfavoráveis as condições de estabilidade deste aterro, particularmente considerando a acção sísmica.

O desvio da Ribeira do Alvarinho, prioritário, movimenta 2,5 milhões de m3 de terra, equivalente a uma fila de 35.000 camiões.

Só para os trabalhos de movimentação de terras são necessários dois anos e meio. Compare-se isto com o argumento de que não há tempo para estudar alternativas à OTA.

A localização na OTA compromete a futura expansão do NAL.

***

Posto isto, TRÊS questões e UM comentário:

QUESTÕES:

- Os dados que serviram de base a esta informação constavam de um relatório da NAER - Novo Aeroporto S.A., elaborado por Parson FCG, que esteve disponível no site da NAER - www.naer.pt - e desapareceu. PORQUÊ?

- O próprio site da NAER está inacessível no momento em que escrevo isto. PORQUÊ?

- PORQUE É QUE O GOVERNO, CONTRA TANTAS OPINIÕES, INSISTE NAQUILO QUE PARECE SER UMA AUTÊNTICA BARBARIDADE?


COMENTÁRIO:

Apesar de tanta movimentação de terras, provavelmente o que ficará da OTA é um GRANDE BURACO...

(Agradecimentos a ILB e a Engº LLP)

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