Pesquisar neste blogue

24.5.07

FRASE DO DIA (II)


" O problema do aeroporto na margem sul do Tejo é que é preciso atravessar pontes para chegar a Lisboa; e, hoje, há os actos de terrorismo..."

Almeida Santos - aos órgãos da Comunicação Social - 24/5/2007

***

Não sei se está a ver, meu Caro Visitante. Uma avioneta acabou de levantar voo do aeródromo de Cascais (que tem pouca vigilância). A bordo, segue um paquistanês, carregado com vinte quilos de trotil (que é a bagagem permitida). Domina o piloto do calhambeque aéreo. Toma os comandos. E aponta à ponte 25 de Abril. Tem por motivação castigar os adversários da OTA e punir postumamente o odioso Salazar, o homem qeu deu o nome de baptismo da ponte (o nome foi posteriormente alterado no Registo Civil). Com uma precisão milimétrica, derruba um dos pilares centrais. A ponte cai estrondosamente. Mas ele nem olha. Prossegue. Em direcção à ponte Vasco da Gama. passa devaixo dela naquele ponto mais elevado. rapa de um quilo de trotil e faz um buracão enorme no piso da ponte. Aproveita para ganhar altura, passando pelo buraco. E dirige-se para o seu objectivo final. A ponte de Vila Franca. Tem que planar durante algumas milhas, porque a gasolina está a acabar. Acende o cordão lento, cuidadosamente calculado para fazer explodir o trotil mesmo em cima da ponte. Lá se vai a última. Aterra na lezíria e vai almoçar a Alcochete. Estã tudo vingado! Enquanto vai tosquinhando umas azeitonas, redige a carta para o Guiness, na qual se dá a conhecer como o único terrorista a conseguir, num só golpe, derrubar três pontes.

Esta história não está completa. Havia um personagem cuja senilidade dava muito nas vistas. Mas já não me recordo quem era. Desculpe lá, Caro Amigo...

Magalhães Pinto

Sem comentários: