Pesquisar neste blogue

11.3.11

RECORDAR É VIVER

Renato Carosone. Picolissima serenata.

1 comentário:

cidissima disse...

Renato Carosone (Nápoles, 3 de janeiro de 1920 — Roma, 20 de maio de 2001) foi um cantor, pianista e compositor italiano, um dos mais reconhecidos da música daquele país na segunda metade do século XX. Foi também um intérprete moderno de canções tradicionais de Nápoles.
Renato Carosone nasceu em Nápoles. Estudou piano em conservatório local, graduando em 1937. Logo, assinou um contrato como músico para uma turnê pela África. Após o término do trabalho, estabeleceu-se em Addis Ababa (Etiópia) trabalhando como pianista, e se tornou famoso na região. Retornou à Itália somente em 1946, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Desconhecido em seu próprio país, teve que recomeçar sua carreira, tocando piano em pequenas bandas.
Em 1949, foi convidado a fundar um grupo para um evento. Após algumas audições, recrutou o guitarrista neerlandês Peter Van Wood e o baterista napolitano Gegè Di Giacomo, formando assim o Trio Carosone. Tornaram-se um quarteto com o húngaro Elek Bacsik no baixo, guitarra e violino. Posteriormente, Van Wood e Bacsik deixaram o grupo para começar carreira solo. Gegè Di Giacomo permaneceu com Carosone, que contactou outros músicos para formar uma nova banda.
Durante a década de 1950, Carosone se tornou cada vez mais popular. Sua orquestra era requisitada na Itália e internacionalmente. Por exemplo, a canção "Torero" permaneceu no topo da parada dos Estados Unidos por quatorze semanas, sendo traduzida para doze línguas e ganhando pelo menos trinta versões.
Carosone anunciou sua aposentadoria em 1960, no topo do sucesso, e passou a desenvolver outras atividades, como a pintura. Entretanto, em 9 de agosto de 1975, o músico retornou à música com um concerto para a televisão; passou também a apresentar-se em concertos.

Cida